A Figueira de Sousa – Transportes e Mobilidade, em parceria com a IESE, desenvolveu o Plano Referencial Estratégico Mar Madeira 2030. Entre os principais objetivos associados ao plano salientam-se os seguintes:
- Definir a visão e o posicionamento estratégico da RAM no âmbito do Mar e do Litoral, identificando os fatores distintivos e críticos de sucesso para a valorização da matriz de recursos e atividades da Economia do Mar.
- Construir uma perspetiva de clusterização de atividades, no horizonte 2030, apoiada na implementação de um Plano de Ação enquadrando medidas, ações, projetos e ideias de negócio, tendo por suporte operacional instrumentos de programação e monitorização de iniciativas (científicas, económicas, educativas e desportivas) conexas com o Mar e o Litoral.
- Conceber um instrumento potenciador da atratividade do complexo de atividades da Economia visando o reforço de competitividade da RAM no mercado global, numa ótica de desenvolvimento sustentado e sustentável do Mar.
A abordagem metodológica privilegiou uma perspetiva multi-método em que se destaca:
(i) a análise de informação estatística;
(ii) a análise de informação documental;
(iii) os ciclos de entrevistas e reuniões de trabalho com entidades públicas (Administração Regional e Local), associativas e privadas;
(iv) a inquirição da comunidade escolar (professores e alunos);
(v) a análise de benchmarking, procurando capitalizar o conhecimento técnico-científico existente (nacional e global);
(vi) a realização de sessões de análise prospetiva de suporte à construção dos cenários de desenvolvimento.